quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ANTIGO CURRAL DE EL-REY

  • A fotografia mostra um trecho da Rua Marechal Deodoro,posicionada aproximadamente como a atual Avenida Afonso Pena.Ve-se a parte posterior da Matriz da Boa Viagem,e ao fundo a Serra do Curral.

    Em 1718 o povoado de Curral de El-Rey foi elevado a freguesia e ao fim do século XIX,próximo à sua destruição, era conhecido como "Bello Horisonte". Era ainda um distrito da cidade de Sabará
    e tinha uma população de aproximadamente 2.650 pessoas. Em 1893, depois de desapropriar e demolir todo o arraial, o engenheiro Aarão Reis construiu ali a primeira cidade projetada do Brasil.Influenciado pelos ideais positivistas da época,ele planejou erguer uma cidade semelhante a Washington e Paris, com avenidas largas, ruas simétricas e arborizadas, bulevares, praças ,jardins e um moderno sistema de transporte. Inicialmente recebeu o nome de "Cidade de Minas", foi inaugurada às pressas, em 12 de dezembro de 1897,
    para cumprir o prazo mínimo exigido para a transferência do governo. Os primeiros moradores encontraram um lugar em obras, com prédios ainda a contruir e muita poeira. Até que em 1901 , quatro anos após a sua inauguração, passou a ser denominada de Belo Horizonte,como fora o antigo arraial. Nesta mesma época, começou a expansão industrial, que impulsionou também o comércio e a prestação de serviços. Ao longo do século XX, a capital cresceu muito mais do que o esperado e ultrapassou os limites do planejamento inicial traçado dentro dos limites da avenida do Contôrno.
    Belo Horizonte é a quinta cidade mais populosa do Brasil, com 2,412 milhões de habitantes. A renda per capita é de US$ 2.293.A região metropolitana compreende 33 municípios,que somam mais de 6,3 milhões de pessoas.

    Fonte: Arquivo Público Mineiro - Foto: José Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pitaco...